domingo, 18 de fevereiro de 2018

NÃO SE ATRASE


NÃO SE ATRASE
Pamela Henriques Moreira – Angra dos Reis/RJ

Nas últimas férias, já voltando para casa, eu e meu marido fizemos um voo com conexão. Descemos do primeiro avião e ficamos perambulando pelo aeroporto. Naquele dia nós nos superamos no quesito “trapalhadas”. No primeiro voo nos atrasamos dentro do aeroporto, depois de enfrentar uma fila gigantesca, com direito a nos anunciarem pelo rádio. Durante a escala em outro aeroporto, confundimos a hora do voo com o horário de embarque. Entramos mansinhos na aeronave para não chamar mais atenção – afinal, estávamos entrando na hora que era para estarmos decolando...

Eu me lembro da época de escola, quando havia aquelas cadernetas que eram carimbadas todos os dias (ainda existem?). Na escola em que estudei, o limite era de três atrasos no mês; depois, o aluno era proibido de entrar e tinha que voltar para casa. Quase todo mês eu tinha três atrasos na minha caderneta. Várias vezes tive que correr atrás de ônibus para tentar compensar meu atraso ao sair de casa.


Tem alguns atrasos clássicos. Quem nunca viu matérias a respeito dos atrasados para a prova do Enem? Eu me lembro de presenciar, em dia de prova de concurso público, as pessoas correndo desesperadas, pois restavam pouquíssimos minutos pro portão fechar. O portão fechou depois do previsto e mesmo assim tinha gente que reivindicava a sua reabertura.

Interessante quando pensamos no quanto muitos se preparam com antecedência, mas não ficam prontos para o grande dia!

Já leu a história das dez moças virgens que iam se encontrar com o noivo pra festa de casamento? Um dia Jesus a contou. Veja que interessante:
As dez moças, cada uma com sua lamparina, aguardavam o noivo. Umas eram sem juízo, e outras eram ajuizadas. Cinco delas, chamadas de “prudentes”, tinham óleo de reserva. Mas as outras cinco, as sem juízo, não tinham provisão de óleo. Com a demora do noivo, todas dormiram. Ao chegar o noivo, as prudentes acenderam suas lamparinas; já as outras não puderam, por falta de óleo, e saíram para comprar; mas, ao voltar, o portão já estava trancado e elas perderam a festa de casamento. (Mateus 25:1-12)

Assim acontece conosco; às vezes achamos que estamos prontos, mas nos esquecemos do essencial, que é estar preparado para o Grande Dia.

Ao final dessa parábola, Jesus deixa bem clara a lição: “Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.” Mateus 25:13

Se nos atrasamos e nos enrolamos para ocasiões com data e hora marcadas, imagine para o maior evento deste mundo, que não sabemos quando vai acontecer?


E que Grande Dia é esse? Será a volta de Jesus a esta Terra. Um dia de muita alegria, fim dos nossos sofrimentos e a certeza de ter vida eterna ao lado de nossos queridos. Não sabemos o dia nem a hora, mas a Bíblia nos ensina que devemos buscar a Deus diariamente, conhecer e aplicar as vontades dEle em nossa vida.

Se nos prepararmos desde já, não seremos pegos de surpresa, e teremos motivos para sorrir, pois poderemos ver Jesus face a face e ter a certeza de que viveremos pra sempre com Ele. 

O maior erro das moças sem juízo não foi dormir; foi não terem se preparado, "zero comunhão" com Deus, que na história foi representado pelo óleo.

Muitos sonham com o Céu, mas negligenciam o Único que pode nos levar até lá. 

Quem não quer ir para o Céu?
Vamos juntos?




Um comentário:

  1. Cara!!! Eu me lembro dessa caderneta!! Isso é muito anos 80! kkkkkkkkkkkkk

    Não quero ser vacilona como as noivinhas. Ganhar "falta" na caderneta do Céu vai ser ruinzão...

    ResponderExcluir

O que você acha?