sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

ESCUTE ATIVAMENTE


ESCUTE ATIVAMENTE
Denize Vicente – Rio de Janeiro/RJ

A Editora Futura lançou um livro chamado “É certo estar sempre certo?”. Uma fábula. Lá no final do livro tem umas sugestões de como gerenciar conflitos corporativos. E é de lá o título deste post: ESCUTE ATIVAMENTE.

Com certa frequência vemos as pessoas bem interessadas em expor sua opinião, suas ideias, seu modo de enxergar e entender as coisas; não menos frequentemente fazem isso porque estão muito seguras de que estão certas e os outros estão errados. Algumas vezes, essas “pessoas” somos nós mesmos: eu, você...

Dificilmente alguém defende política, religião, moral, ponto de vista... sem achar que está certo. O grande problema de achar que estamos certos é que não escutamos ativamente o outro. Não fazemos esforço para entender o que o outro está dizendo – às vezes, nem para ouvir. Muitas vezes a gente não presta atenção, outras vezes ouve, mas finge que não está ouvindo... Não pergunta, não repete o que acabou de ouvir pra ver se entendeu direito...

Vou contar uma história. Samuquinha era um garoto, talvez na adolescência, e morava nos fundos de um Templo. Uma vez ele estava dormindo e, de repente, ouviu alguém chamando seu nome. Ele se levantou rapidinho achando que era o senhor com quem ele morava e foi até o quarto dele, perguntando: “- Seu Eli, o senhor me chamou?”. Seu Eli estava dormindo e levou um susto quando Samuca entrou no quarto, e disse que não tinha chamado ninguém. O garoto voltou pra cama. Daqui a pouco... outra vez chamaram seu nome e agora ele tinha certeza de que não havia se enganado. Resumindo a história, Samuelzinho ouviu três vezes alguém chamando seu nome, levantou três vezes, foi falar com Seu Eli três vezes, e três vezes Seu Eli falou pra ele voltar pra cama. Mas na última vez eles combinaram uma coisa: se ouvisse de novo, Samuquinha deveria responder assim: “Fala, Deus, que eu tô ouvindo.”. Ah, parece história de doido, né?! Mas sabe que funcionou? Quando Samuelzinho ouviu seu nome de novo, ele respondeu: “Fala, Deus, eu tô ouvindo!”. O mais louco? Deus falou. E era um recado pro Seu Eli. Embora Samuca tivesse seus pais e Eli tivesse seus filhos, Samuel e Eli eram como pai e filho. Os pais de Samuca eram legais e visitavam o menino regularmente; já os filhos de Eli eram daqueles que não ouviam o pai nem ninguém. E se achavam certos em tudo o que faziam, e faziam muita besteira.

O recado não foi muito agradável, sabe? Mas o meu recado pra você, com essa história, é mais leve, embora igualmente sério: ouça mais e reconheça quando é Deus falando com você.


Samuel se tornou Juiz, mais tarde. Dr. Samuel, Sua Excelência. Foi profeta, também. Profeta é uma espécie de “porta-voz de Deus”. E como profeta Samuel começou cedo, você viu. Tudo porque soube ouvir.

Pensando bem, a gente pode chegar longe se souber ouvir. E se ouvir a voz de quem realmente sempre está certo... aí ninguém segura!

________________________________________

Referência/Fonte:




2 comentários:

  1. Tenho feito um grande esforço pra ouvir o que os outros dizem. Aliás, eu até escuto mas ouvir que é bom, nem sempre, ou melhor, quase nunca eu eu faço. Depois de muitos anos vividos, pra não dizer "velho", foi que descobri essa deficiência. Agora vc me pergunta: "como vc tocou sua vida até aqui?". Eu respondo, Deus! O Felipe em seu post escreveu sobre a providência de Deus em nossas vidas. Usa o personagem José como exemplo dessa providência. Tudo parecia dar errado na vida desse jovem. Mas Deus estava construindo um grande futuro pra ele. No fim, ele deixa de ser prisioneiro para ser o segundo homem mais poderoso da nação mais poderosa do mundo naquela época. Mas voltando ao ouvir mais e falar menos, creio realmente que esse é o melhor caminho para o sucesso em todas as esferas da vida. Tenho exercitado e tem dado certo. Mas que tem certas pessoas que é melhor só só escutar mesmo... Kkkk valeu Denize!!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkk Esquece a parte de que "certas pessoas..." kkkkkkk (deixa quieto).

    Olha, acho que eu te conheci quando já tinha entrado nessa fase 2. Porque fiz um retrospecto, aqui, e vc sempre foi um bom ouvinte!

    ResponderExcluir

O que você acha?