sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

ACADEMIA


ACADEMIA
Denize Vicente – Rio de Janeiro/RJ

Gosto de jogos de tabuleiro. No Carnaval deste ano eu, minha família e alguns amigos subimos a serra e fomos pro meio do verde. Na bagagem eu sempre levo jogos e dessa vez não foi diferente. À noite a gente sentava pra brincar – garantia de ótimas risadas e de crescimento também. Não é à toa que aqui no blog a gente vive falando que tudo serve para o crescimento.

O jogo daquela noite era “Academia” e a palavra da vez era “sabadear”. Confesso que tive dúvidas. As opções pareciam “pegadinhas” ou eram óbvias demais, e eu terminei não votando na definição correta... Logo eu, que vivo sabadeando...



sabadear
sa·ba·de·ar
vint
1 Guardar o sábado como fazem os judeus.
vint
2 Não trabalhar aos sábados.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Sin: sabatizar.

ETIMOLOGIA
der de sábado+e+ar1.

O sábado é um dia diferente. Muita gente considera o sábado um dia especial porque é o dia da praia, às vezes um dia de folga no trabalho, o dia das compras, das festas à noite... Outras pessoas consideram o sábado um dia sagrado, e por isso também o veem como um dia diferente dos outros. Ah, Denize... qual é? Todos os dias são dias. E o que poderia fazer um deles sagrado? Bem, a gente precisa primeiro entender o que é “sagrado”, e se a gente estivesse jogando “Academia” será que você acertaria a definição?

sagrado
sa·gra·do
adj
1 Que recebeu a sagração; que se sagrou.
2 Relativo, inerente ou dedicado a Deus, a uma divindade, religião, culto ou rito; sacro, santo.
3 Teol Digno de veneração ou respeito religioso pela associação com Deus ou com as coisas divinas; divinizado.
4 Relativo ou pertencente à religião ou ao culto religioso, ou relacionado com eles.
5 Que não se pode ou não se deve deixar de cumprir.
6 Que, pelas suas qualidades, merece respeito profundo e veneração absoluta.
7 Muito estimado, em que não se deve mexer ou tocar.
8 Que não se deve infringir; inviolável.
sm
1 Aquilo que é sagrado.
2 O que foi consagrado pelas cerimônias do culto.
3 Lugar vedado a profanações; lugar privilegiado.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Antôn: profano.

ETIMOLOGIA
part de sagrado.

Gostei dessa definição que fala em “divinizado” e da que diz “respeito profundo e veneração absoluta”, mas é questão de gosto... você pode optar por qualquer uma das outras e a ideia continua sendo a mesma. A conclusão é que um dia sagrado é um dia que não é igual aos outros porque nada do que se faz nele é “qualquer coisa”, nada do que se faz nele é desrespeitoso; e porque é um dia em que certas coisas não devem nem podem deixar de ser feitas...

O sábado é sagrado porque foi "separado" dos outros pra ser um dia completamente diferente. Jesus Cristo, quando andou aqui pela Terra, ia à sinagoga aos sábados, estudar e ensinar; também no sábado Ele curava pessoas doentes, e no sábado também Ele dava alimento a quem estava com fome... O sábado era um dia feliz pra Jesus, porque Ele o santificava, fazia dele um dia especial, preocupando-se com as pessoas e fazendo o bem a elas, porque, em última análise, quando fazemos o bem às pessoas nós nos ligamos a Deus.


Quando a gente pensa em não matar, não furtar, não cobiçar, não dar falso testemunho, honrar pai e mãe... a gente não tem dúvidas de que essas normas são para o bem de todos; por que temos, então, a tendência de esquecer aquela que diz para nos lembrarmos do sábado como um dia sagrado? "Cadiquê"???

Hoje é sexta-feira. O sábado está aí, à vista.
Experimente a alegria de deixar seus próprios interesses de lado (trabalho, estudo, lazer, compras...) e gaste as horas desse dia sagrado imitando Jesus Cristo: faça o bem a alguém.

A vovó da sua rua que teve a casa toda invadida pela água no temporal da quarta-feira de cinzas deve estar precisando de ajuda... A criança que não tem brinquedos amaria ganhar uma boneca ou um carrinho... Deve haver aí, no seu campo de visão, um senhorzinho doente que não ganha um abraço faz tempo, um casal que não tem frutas em casa para dar aos seus filhos, um jovem que perdeu alguém querido e que precisa ouvir palavras de conforto, alguém que tem dificuldades de se locomover e há muito tempo não vai ao Jardim Botânico, não dorme, sei lá, à sombra de um jatobá...



Quando vou à igreja aos sábados, eu sempre ouço sobre essa coisa do “sagrado”, sabe? É um reforço à ideia linda de que “divinizar” não é apenas deixar de trabalhar para mim mesma nesse dia, nem meramente “ir à sinagoga, como de costume”. Quando vou à igreja aos sábados, eu me encontro com outras pessoas que me lembram do que é “sabadear” – no essencial, entrar em contato com o Divino, por meio do estudo, da Natureza e do meu próximo. Isso desperta em mim a vontade de servir.

Vamos sabadear?

_________________________________

Referência/Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?