terça-feira, 9 de janeiro de 2018

O CAMINHO DAS ÁGUAS

EM FEVEREIRO A GENTE VOLTA COM TEXTOS INÉDITOS E OUTRAS NOVIDADES!
Até lá, continue com a gente, refletindo sobre coisas
que podem mudar o rumo da sua vida em 2018. 

O CAMINHO DAS ÁGUAS
Airton Sousa - Rio de Janeiro/RJ

Nunca esqueci daquele final de tarde em São Paulo. Depois de terminado o expediente, parei na lanchonete e pedi um pedaço de pizza e um refrigerante. O garçom, velho conhecido, com um sotaque nordestino muito forte e cujo nome não lembro mais, me informou: “Carioca, você viu? As alves caíram todas!” Não entendi de imediato, mas quando ele me perguntou se eu queria um “galfo” pra comer o pedaço de pizza eu entendi que ele estava falando da chuva que havia derrubado as árvores da Av. Berrine. A cidade estava totalmente fora do controle. Calamidade pública. No trânsito parado por conta dos alagamentos e das “alves” derrubadas, eu vinha observando, com um certo medo, os entulhos e a quantidade excessiva de lixo nas ruas totalmente alagadas. Naquela noite a chuva matou, desabrigou, alagou, desmoronou, destruiu e derrubou tudo que havia no seu caminho. Faltou luz!


Morei trinta anos em São Paulo e esse cenário se repetiu todos os anos na mesma época do ano e nos mesmos lugares. A manchete pronta também se repetiu por muitos anos: “Chuva provoca alagamentos em regiões da capital paulista e na região metropolitana de São Paulo”. Às vezes eu até pensava que eles nem mais se preocupavam em sair por aí filmando os estragos da chuva; era só recorrer aos bancos de imagens antigas que já tinham uma matéria prontinha. E o lixo correndo solto. As pontas de cigarros, as latinhas, os papeis de sorvete sendo jogados pelas janelas dos carros. Os bueiros entupidos. Sofás e eletrodomésticos largados nas esquinas. Em uma dessas imagens eu vi uma cadeira de rodas jogada no Rio Pinheiros e fiquei pensando se o antigo usuário havia mergulhado sete vezes no rio e sido curado; outra explicação não havia.

Enquanto escrevo este texto, já choveu bastante em São Paulo, em janeiro e fevereiro, nós vimos pela TV. E novamente não houve drenagens, nem manutenções, nem pavimentações e tudo se repetiu...

Na nossa vida espiritual o fenômeno é o mesmo. O caminho precisa estar limpo para que a água da chuva siga seu curso. O coração e a mente devem ser purificados para que o Espírito Santo seja derramado e as bênçãos possam fluir, seguindo o seu caminho, refrigerando nossa alma.
"Endireitai vossos caminhos..."1


Referência:
[1] Jeremias 26:13  (Bíblia King James Atualizada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?