sábado, 23 de dezembro de 2017

PRESENTE DE NATAL


PRESENTE DE NATAL
Por Jackson Valoni – Angra dos Reis/ RJ

Papai Noel é justo na maneira dele. Pobres dos pais pobres, que têm que se virar pra manter a ilusão natalina do bom velhinho que entra escondido em casa pra deixar alguma lembrança. As crianças não se comportaram bem o ano todo, também não se comportaram de todo mal, mas têm que ganhar alguma coisa, um ioiô, um apito, uma bola dente de leite, uma boneca loira e de olhos azuis.

Domingo passado estive em São Paulo. Eu andava pela Avenida Francisco Matarazzo quando cruzei com um homem que varria a calçada em frente a um botequim enquanto eu cuspia no chão o chiclete que estava na minha boca. Que coisa feia que eu fiz! E aí surgem as minhas dúvidas: como Papai Noel escreve em seu livro dourado as boas ações das pessoas? Será que Papai Noel acompanha o ECA pra limitar a idade de quem ainda pode ganhar presente?

Bem, na mesma calçada daquela avenida fica o Villa Country, casa de show famosa em São Paulo. Logo mais à frente, do mesmo lado da avenida, outra casa de show com o anúncio da apresentação do cantor Tiago Iorc dali a alguns dias.

Não havia necessidade nenhuma de escrever sobre as casas de show, mas tá aí.

Semana passada ganhei meu presente de Natal. As famílias pobres que moram no bairro vizinho ao meu vão comemorar o quê? Papai Noel não é justo.

Ao contrário da criação da minha esposa, não tenho uma imagem tão viva sobre surpresas de Natal que o velhinho tenha deixado pra mim. Se minha tia não se vestisse de Mamãe Noel e não comprasse presente pra mim, pra minha irmã e pros meus primos, talvez o nosso Natal não fosse tão especial naqueles tempos. A gente era pequeno, e mesmo nossa avó contando onde minha tia havia escondido os presentes, aquelas caixas embrulhadas enchiam meus olhos e me causavam uma curiosidade enorme.

Meus natais foram especiais porque minha tia vestida de Mamãe Noel nos alegrava, porque minha avó estragava a surpresa entregando os presentes antes da hora, porque minha família estava reunida, mas, principalmente, porque havia alegria em casa.

Minha tia Mamãe Noel, eu sou o carinha com a seta, e meus primos, Filipe e Lucas

Papai Noel nunca me iludiu. Duvido que um velhinho do polo norte, ou sei lá de onde, iria de trenó até Padre Miguel, na Rua Murundu, me entregar alguma coisa. Nem sei se eu estaria na lista dos bons meninos merecedores de qualquer coisa.

Houve um dia, na verdade, que esse velho guiado por renas voadoras me entristeceu. Minha tia era animadora de festas de aniversário e me levava pra muitas delas pra brincar com as outras crianças e comer doce de graça. Uma dessas festas, em época de Natal, teve a presença de certo Papai Noel que dava muito presente legal para as crianças. O aniversariante daquela festa, nunca mais me esqueço, ganhou um Super Nintendo. E eu... nada. Fiquei com cara de rena.


Deus, de certo modo, parece dizer pro Papai Noel que nenhuma criança deveria ganhar presente:

“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.” Romanos 3:10-12

Na verdade, Deus está dizendo que mesmo quando ninguém vê nada de bom ou nenhuma esperança em nós, Ele vê:

“Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!; (...) Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores; Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” Romanos 5, versos 10 e 8; Romanos 8:1

Deus é justo e consegue conciliar Seu senso de justiça com nossa absolvição do castigo, mesmo quando a raça humana toda se corrompe:

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” Efésios 2:8-10

A lógica do Papai Noel é que se alguém se comportar bem irá ganhar presente. A lógica de Deus é que mesmo quando você dá as costas pra Ele o presente ainda é seu.



No fim das contas, não quero dizer que Papai Noel seja um monstro. A simples imagem ou alusão a ele pode trazer alento a diversas crianças que passarão este fim de ano em condições precárias. Eu apelo para que você mostre a lógica de Deus a elas; a lógica que funciona: leve amor, presente, alegria, comida, sorriso, ALGUMA COISA, pra alguma família, “não por obras, para que ninguém se glorie”.

A imagem mais anos 90 de natal que você verá hoje

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?