quarta-feira, 8 de novembro de 2017

SHREK


SHREK
João Octávio Barbosa – Bento Ribeiro City – RJ


Foi uma revolução no mundo da animação. “Shrek”, lançado em 2001, foi um divisor de águas. Até então, todo e qualquer filme feito em animação era estereotipado como “seção infantil”; algo com a marca registrada Disney, que apelaria para a fofura, piadas de jardim de infância, “um mundo de magia e imaginação”.

Pois eis que o ogro Shrek vem e destrói toda essa papagaiada bem ao estilo Shrek de ser. Agora a linha que dividia bem os filmes sérios, de adultos, filmados com atores reais, e as animações, computadorizadas e aparentemente infantis, estavam empacotados numa única obra. Engraçado, inteligente e para todos os públicos, literalmente.

Para quem não sabe, Shrek é um filme que tem no seu título o nome do seu protagonista - um ogro solitário e antissocial, que se vê envolvido num salvamento de uma princesa reclusa, com a ilustre ajuda de um burro falante.


Para surpresa da princesa resgatada, Fiona, Shrek está longe de ser um príncipe encantado, e nem liga para isso. Ele só fez o que fez para poder viver em paz no seu pântano. Porém, existe algo surpreendente sobre a princesa Fiona que ele só descobre depois.

Os filmes são muito engraçados. Sim, “os”. Porque com o sucesso do primeiro, ainda foram lançados mais três filmes da franquia Shrek. No segundo, mostra-se o casamento entre ele e Fiona; no terceiro, a aventura de um novo herdeiro para o trono; e no quarto uma realidade nova é acrescentada num cenário imaginário para a história toda.


Desde 2009 não se lança um filme novo, mas há rumores de um novo capítulo dessa saga para 2019. Um dos destaques dos filmes é o personagem do Burro Falante. Dublado nos EUA por Eddie Murphy e no Brasil por Mário Jorge Andrade, ele arranca gargalhadas com diversas tiradas sensacionais. Você sabia que esse negócio de burro ou jumento falar já apareceu até mesmo na Bíblia?

E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. Então o Senhor abriu os olhos a Balaão.
Números 22:30 e 31

Bizarro, não? Não que fosse uma jumenta superdotada ou feita em estúdios da Disney. Foi só um animal usado por Deus para dar uma dura em um profeta que estava desobedecendo ao Senhor.


Na Bíblia há dois casos de animais que falam como seres humanos. Esse, que eu citei agora, e o da serpente que conversou com Eva logo antes de ela comer o fruto proibido. Na verdade, não eram os animais em si que falavam, mas alguém mais poderoso que usou o corpo dos animais para conversar com humanos distraídos.

No caso do burro de Balaão, foi Deus. No caso da serpente, foi o Diabo enganando as pessoas, algo que ele faz até hoje.

SPOLEIR FINAL. Voltando ao Shrek, foi o Burro que contou para ele que Fiona, à noite, se tornava uma ogra, assim como ele. Nem sempre o mundo é do jeito que a gente pensa que deveria ser, né?

Animais falantes, princesas e contos de fadas. Parece tudo meio irreal. Porém, a imaginação humana vai até onde ela é capaz de observar. Eu creio no sobrenatural. Num Deus que criou uma Natureza tão fantástica que nenhum Walt Disney poderia sonhar.

Meu desafio para você hoje é ir além dos preconceitos e conhecer mais a Deus através do seu livro, a Bíblia.

Não peço que concordem, espero que reflitam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?