sexta-feira, 17 de março de 2017

“... NEM TODA MELODIA É ACALANTO”


“... NEM TODA MELODIA É ACALANTO”
Denize Vicente – Cidade Maravilhosa/RJ

Pra quem é da área do Direito, Fredie Didier Jr. dispensa apresentações; mas se essa não é a sua praia, vou dizer: ele é Livre-Docente da USP e Professor da Universidade Federal da Bahia, tem graduação, mestrado, doutorado e pós-doutoramento em Direito. O cara é fera. Foi convidado para ser paraninfo de uma turma de formandos em Direito da Estácio-FIB, na cidade de Salvador/BA, em abril de 2015, e é do discurso que ele fez naquela ocasião que eu retirei o título do post de hoje...

Sem seguir o mesmo rumo nesta prosa, porque aquele foi um discurso dirigido a operadores do Direito, eu queria hoje falar sobre palavras doces e de autoajuda que a gente tanto ouve por aí.

Costumam dizer pra você, quando a tristeza bate ou você vive um dia de fracasso, que você deve superar porque você é forte, a força está dentro de você, você tem energia interior, você é capaz, você, você, você... e você.

E então você, meio que sem ver outra opção, decide acreditar naquele “YES, I CAN” e no He-Man... 

Olha o canto da sereia aí, disfarçado de fé, disfarçado de ânimo, disfarçado de confiança no sucesso...


Quanto poder e força interior um homem tem?
“Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento, minha é a fortaleza.” (Provérbios 8:14)
Nota da autora: Quem diz isso não é homem, para que minta, ok? (Números 23:19)

Pode parecer belo e animador receber um conselho de que buscando sua força interior você será capaz de vencer os obstáculos e as dificuldades, mas, a bem da verdade, você precisa saber que essa tal força está em Deus e vem de Deus. Não vem de dentro de você. É dEle que vem a força, o conselho e a verdadeira sabedoria. Isso, sim, o habilita para encarar os desafios e superar os fracassos, que de tempos em tempos parece até que são diários e não eventuais...

No fundo, no fundo, quando você ouve a melodia que lhe diz que a força está no seu interior, nem você mesmo acredita nisso, mas termina insistindo em buscar, procurar e tentar encontrá-la aí dentro, e continua se frustrando e vivendo derrotas.


“Nem toda melodia é acalanto”... É bonito empunhar uma espada imaginária e gritar “Eu tenho a força!” ou cerrar o punho e mandar um sonoro “Yes, I can!”, mas por que você ouve esse conselho e se deixa levar pelo canto da sereia? Por que se deixa embalar pela melodia que não serve para acalmar nem pra dar conforto de verdade?

Tá precisando de força e energia? Tá precisando de sabedoria pra lidar com situações de reprovação no semestre da facul, provas no colégio, desemprego, tolerância zero da mulher, falta de paciência do marido, falta de grana pras contas em atraso, reforma trabalhista, reforma da previdência, cansaço mental, negligência dos filhos, exigências dos pais, desconsideração do seu chefe...? Esqueça a sedução do canto da sereia que leva você a catar energia longe da fonte.

“... Fortaleçam-se no Senhor e no Seu forte poder.”


Faça desta a sua melodia:
“É Deus quem me reveste de força e torna perfeito o meu caminho.” (II Samuel 22:33)

Força, aí! E caminho perfeito, eu desejo!

Bom restinho de semana!
Bom fim de semana!
Bons dias!
Boa vida!
 

________________________

Referência:

Fredie Didier Jr., Discurso de Paraninfia em 20.04.2015. Disponível em http://www.frediedidier.com.br/artigos/nem-toda-sereia-tem-rabo-de-baleia-e-busto-de-deusa-maia/ - acessado em 16.03.2017.

Parte inferior do formulário


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?