domingo, 12 de fevereiro de 2017

MEU BEM, MEU MAL


MEU BEM, MEU MAL
Pamela Henriques Moreira - Angra dos Reis/RJ

"... Dentro de nós temos o bem e o mal, acredito que todo ser humano. Só que vai se sobressair o que nós alimentarmos mais." 1

Essa foi uma frase interessante que ouvi durante a entrevista de um rapaz que, quando jovem e marginalizado, encontrou alguém que fez com que ele desistisse de seus caminhos errados.

Na semana passada, falei sobre Deus conhecer nossa natureza, sobre Ele saber exatamente o que passa em nosso coração. A Bíblia fala bastante sobre a guerra entre o bem e o mal, o Grande Conflito. Muitas vezes temos nossos próprios conflitos, e não estou falando de meras indecisões como: que roupa sair, que penteado usar. Estou falando daquelas guerras internas, que só você e seu Deus conhecem, aquela luta diária que o faz pensar que não há mais jeito, que você está perdido.


Lembre-se de que você não está só! E não falo somente de ter um Deus que o ampara, mas porque todos temos nossos conflitos, essa guerra invisível que enfrentamos.

"Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz." Romanos 7:18-20

O mal existe e nem sempre é tão invisível assim. Vemos como a sociedade está corrompida, atrocidades realizadas por homens "de bem", muitos tormentos e tristezas. O domínio próprio parece escapar pelas mãos, assim como o apóstolo Paulo fala no livro de Romanos: "mesmo tendo em mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo".

Mas a Bíblia é recheada de esperanças e promessas. É fácil perceber o amor de Deus por Seus filhos e o quanto Ele nos ajuda a vencer os pecados, a combater nossos males.

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." Efésios 6:1-12

Nessa luta, só venceremos se tivermos Jesus do nosso lado e deixarmos o Espírito Santo nos guiar.

"Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei." Gálatas 5:16-18

Na frase do rapaz, durante a entrevista, ele disse que vai sobressair aquilo que alimentarmos mais - o bem ou o mal. Qual o nosso alimento espiritual? Será que temos buscado a Deus para receber força e poder para vencer o mundo e seus males?


Não sei qual a sua dificuldade em buscar a Deus, não sei por que às vezes nos afastamos de nosso Pai Celestial. Mas seja qual for o motivo que só você e Ele conhecem, busque e peça orientação do Santo Espírito. Sozinhos não somos fortes o bastante; essa luta não é só nossa.

Sejamos perseverantes e busquemos sempre ao Espírito Santo para ter alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. (Gálatas 5:22)

Semana que vem estaremos juntos novamente, mas confira aqui no Blog os textos diários e tenha o alimento para fortalecer sua fé.

__________________________________



Referência:

Fantástico – Rede Globo de Televisão – “Veja como palavras de um professor fizeram um jovem desistir de matar” – Disponível em: http://g1.globo.com/fantastico/edicoes/2017/01/15.html#!v/5579249 - acessado em 19.01.2017
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?