terça-feira, 3 de maio de 2016

AMOR PERFEITO



AMOR PERFEITO
Por Airton Sousa

No meu texto para o Dia das Mães, no ano passado, eu contei de uma campanha para essa data comemorativa, que os Jovens Adventistas promoveram quando eu era moleque, em 1975, ou 76.

Eu estava aqui, puxando pela memória, e me lembrei de que, no ano seguinte, 77 ou 78, ou 79, sei lá, eles voltaram com a campanha, só que a flor da vez era o amor-perfeito.

Naquela ocasião também presenciei mais uma ação de marketing, só que dessa vez eu já era mais crescidinho e pude participar da campanha. Nosso grupo, acompanhado de alguém tocando violão, nosso grupo se dirigia aos carros nos sinais de trânsito e às mães que passavam pelo caminho, entregava um belo arranjo de amor-perfeito e cantava a canção:

“No meio de flores de cores sem-par,
Procuro uma flor com a qual comparar
Sua vida e virtude,
Sua graça, seu jeito,
Mamãe, você é um amor-perfeito!” (1)

Numa rápida pesquisa pela internet, descobri que o amor-perfeito é uma flor pequena e delicada, podendo surgir em diversas cores, que vão da tonalidade branca à púrpura, passando pelo rosa, amarelo, alaranjado e surpreendentes tons de azul e roxo, com manchas escuras nas pétalas. É uma delicada flor de origem europeia, que atinge, no máximo, 15cm de altura. O fato se ser redonda e achatada faz com que muitas vezes seja uma flor que se parece com um rosto humano. O amor-perfeito é símbolo da glorificação do trabalho. Em muitas ocasiões é a flor oferecida por aqueles que pretendem transmitir a mensagem de um amor que nunca será esquecido. Um amor poderoso, cujas lembranças serão eternas.



Acredito que tenha sido esta a intenção dos compositores dessa música, Mario Jorge Lima e Alexandre Reichert Filho: cantar de um amor poderoso, que nunca será esquecido e cujas lembranças serão eternas. Amor-perfeito está associado muito mais ao amor de mãe, que a qualquer outro tipo de amor; por isso amor-perfeito. É a mensagem simbólica de um amor que não acaba. É infinito.

Toda história de amor perfeito combina com a história de mães perfeitas. E eu acho que a nossa foi assim... Eu era um bebê quando minha me disse: “Filho, eu vou lhe ensinar o caminho em que você deve andar, e você, mesmo velhinho, eu sei, porque está escrito, não vai se desviar dele.”.

Depois desse dia, mãe Maria cuidou de me ensinar o caminho; aí, veio meu irmão, depois minha irmã, depois outro irmão e outras irmãs, e vieram netos, bisnetos, agregados... e pela vida inteira, até hoje, permanece pedindo a Deus que cada um dos seus filhos permaneça no bom caminho; que ainda que fiquem velhinhos não se desviem da direção certa.

Este dia das mães será mais significativo que os anteriores. Ela, finalmente, assistiu ao meu batismo e ao de minha irmã, mas ainda espera que os demais filhos voltem para os caminhos do Senhor, porque eu mesmo a ouvi dizendo para um conhecido: “Eu tenho uma promessa que guardo comigo há muitos anos; eu penso nessa promessa até hoje: ‘... Porém eu e minha família serviremos a Deus, o Senhor.’”.

“Talvez o seu nome jamais apareça nos anais da história nem receba honra ou aplausos do mundo, (...) mas é imortalizado no livro de Deus. Ela está fazendo o que pode e sua posição, à vista de Deus, é mais elevada do que a de um rei em seu trono, pois está lidando com o caráter e modelando inteligências.” (Ellen White – Fundamentos da Educação Cristã, Editora Casa páginas 158 e 159).

Toda história de mãe é linda, mas a história da nossa mãe é a minha favorita. Que Deus abençoe todas as mães. A minha mãe, a mãe do meu filho, a mãe dos meus dois netos, as mães dos meus sobrinhos, as mães dos meus colegas do blog, e aquelas mães maravilhosas que leem este blog todos os dias, especialmente na terça-feira.

“Muitas mulheres são exemplares, mas você é a melhor de todas.” (Provérbios 31:29).

Mamãe, você é um amor-perfeito! Feliz Dia das Mães!

_______________________

Referência:
1. Mamãe Amor-Perfeito! Letra: Mario Jorge Lima – Música: Alexandre Reichert Filho

Um comentário:

  1. Ano passado fizemos essa ação, na Rua das Rosas, no Valqueire. Foi emocionante!!!!! Muito mesmo.

    ResponderExcluir

O que você acha?