sexta-feira, 16 de outubro de 2015

REPARE NO SEU SORRISO...

REPARE NO SEU SORRISO...
(Por Denize Vicente)

Você já ouviu falar em “sorriso Duchenne”?

Duchenne, médico neurologista francês, considerado o pai da Eletroterapia, fez um experimento, em 1862, concluindo que o sorriso mais sincero, mais revelador da felicidade verdadeira acontece quando você põe os olhos para trabalhar, e não apenas a boca. O experimento de Duchenne envolveu a estimulação dos músculos faciais pela aplicação de corrente elétrica em diferentes áreas do rosto. Sua conclusão: o sorriso que se usa para transmitir “felicidade” vem de uma combinação de movimentos: o uso dos principais músculos zigomáticos nas bochechas (aqueles das “maçãs” do rosto) e dos músculos em volta dos olhos, em volta das pálpebras (os orbiculares).


Duchenne foi desmentido em 1924, mas na década de 70 pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco provaram o experimento do francês; fizeram o mapeamento dos músculos faciais e descobriram que os diferentes músculos formavam diferentes tipos de sorrisos.

Sem que comecemos a discutir quem tinha mais razão e melhores estudos, se Duchenne, Carney Landis (que o contestou) ou Paul Ekman e Wallace Friesen (da Universidade da Califórnia), certo é que um sorriso verdadeiro e de sincera felicidade é facilmente perceptível e contagiante!


Felicidade pouco tem a ver com bens materiais ou conquistas fantásticas; tem mais a ver com perspectiva de vida, e um sorriso sincero vem da verdadeira felicidade. Experimente ser otimista, experimente o bom humor, e sorrisos verdadeiros vão aparecer no seu rosto – “A alegria do coração transparece no rosto...” (Provérbios 15:13 - primeira parte). E quando achar que não consegue, lembre-se de que Deus tudo pode. Peça a Ele que lhe dê motivos para sorrir e “... Ele encherá de riso a sua boca e de brados de alegria os seus lábios.” (Jó 8:21).

Não se esqueça: “... o fruto do Espírito é (...) alegria...” (Gálatas 5:22); e o sorriso é a expressão da alegria. Então, sorria!!

“Um coração feliz é tão bom quanto um remédio,
mas um espírito abatido corrói os ossos." (Provérbios 17:22)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?