terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

DE VOLTA PARA CASA



DE VOLTA PARA CASA
(por Airton Sousa)

Trabalhei  na DPZ na época em que era uma das maiores agências de publicidade do Brasil. Um dos seus redatores, Neil Ferreira, teve um problema com um dos sócios, José Zaragoza, e saiu da agência.
Inconformado com sua saída, Zaragoza publicou um anúncio nos outdoors  e nos principais jornais da cidade com a seguinte mensagem:
“Neil, queridinho, volte pra casa. Tudo está perdoado. Z”
Neil não voltou; pelo menos naquela época não foi impactado pelo anúncio.

Um dia, não lembro em que ano, estava de passagem pelo bairro de Santo Amaro e vi um enorme cartaz, com um convite: “Filho, Volta pra casa”. Era a mensagem de uma igreja Adventista convidando ex-membros para uma programação especial naquele sábado. Imaginei na hora a história de um jovem, que depois de muito tempo longe de casa, passando dificuldades, começa a lembrar  que os empregados do seu próprio pai tinham pão com fartura, e ele ali morrendo de fome, comendo resto dos restos das comidas que eram dadas aos porcos; então decide voltar para casa e pedir ao pai que o tratasse como um dos trabalhadores. Já voltando, de longe vê o pai correndo em sua direção pronto para recebê-lo. Uma história de final feliz.

Voltar pra casa é a certeza de braços abertos esperando pelo retorno. Cama pronta, o sol entrando pelas frestas do quarto. É um lugar vago na mesa, uma luz acesa, alguém esperando no portão e uma comidinha bem gostosa no fogão, como dizia a canção do Lulu Santos.

Estes dias, ouvi da minha mãe: “Estou muito feliz porque você está aqui com a gente.”
Voltar pra casa é como voltar ao primeiro amor e nunca mais se desvencilhar daqueles braços e abraços. É ter de volta tudo que perdeu e deixou de ganhar e nunca mais se afastar de casa.
Digo tudo isso porque depois de muito tempo estou voltando pra casa. Nem sempre o retorno parece suave. Acredito que tem muita gente longe de casa; alguns aguardando convites para voltar, outros comendo migalhas nas lixeiras deste vasto mundo de tristezas e sofrimentos.
Enquanto escrevo isto, procuro uma canção muito linda, do Grupo Carisma, tentando criar um clima para finalizar este texto...
"Os defeitos do passado Seu poder vai transformar
Os espinhos do pecado Seu amor vai arrancar
O vazio que te atormenta só Jesus vai preencher
Se tua vida Ele aceita pra que mais se esconder.

Hoje é o dia de voltar, não, não olhes para trás
Se o teu coração falar, não adies nada mais
Só Jesus te ama assim. Lá na cruz em ti pensou
Tu és tudo para Mim: vem, Meu filho, aqui estou."

Então é isso. Estou voltando pra casa e aos pouquinhos me adaptando. Devagarzinho. Estou voltando outra vez, ou de vez. Não sei. Mas é muito bom estar de volta.

23 comentários:

  1. Lindo texto, estou indo dormir com esta mensagem: "Filho, volta para casa".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado anônimo, eu tambem fui dormir com esta mensagem, mas antes de voltar passei várias noites sem dormir ou dormir mal...é bom mesmo votar pra casa. Abraço do amigão.

      Excluir
  2. Então BEM IDO (contrário de bem vindo), amigão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cibele, obrigado pela visita, agora já sabe onde me encontrar né ?

      Excluir
  3. Então BEM IDO (contrário de bem vindo), amigão!!

    ResponderExcluir
  4. Tem uma música da Samedello (reencontro) que retrata o grande encontro no céu, a parte bonita da história é quando Jesus encontra seus filhos e diz;
    "Minha angústia já se foi hoje eu sou bem mais feliz
    Pois eu tenho novamente o meu filho junto a mim"
    A parte triste é quando ele olha em volta procurando por alguém;
    "Ainda me lembro de outro filho que ao Éden não voltou
    Preferiu andar sozinho, meu amor não aceitou"
    Voltar pra casa..
    Voltar pro Éden..
    Não é nada fácil, mas com certeza sempre será a nossa melhor escolha!
    teve um cara que falou a seguinte frase;
    "Um homem percorre o mundo inteiro em busca daquilo que precisa e volta a casa para encontrá-lo".
    (George Moore)
    Um beijo grande Amigão!
    Seja muito bem vindo de volta!
    Que Deus te abençoe nesse projeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça linda, este comentário daria um texto e tanto. Eu também amo esta musica da Alessandra.Acredito que eu tenha feito a melhor escolha voltando pra casa.
      Beijo do amigão!

      Excluir
    2. Caramba...Assim, fica difícil. Um bom texto, seguido de um comentário no mesmo nível... Parabéns pelo texto, Airton, e pelo comentário, Bete.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Saudades de ler os textos do Amigão... Saudades do Amigão... E feliz por existir uma casa, para onde ele possa voltar.
    Esse texto me emocionou tanto, mas tanto...! Aquele tanto que enche os olhos da gente de lágrimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denize, você não vale, rsrsrs.
      Brincadeirinha. Obrigado por me acolher nesta volta e me convidar para este projeto. To muito feliz,

      Excluir
  7. Voltar pra casa que bom q voltou, como diz a parabola do filho prodigo o pai sempre esteve a espera de seu filho e o recebeu de braços abertos, abraços abertos tb por sua volta, seja bem vindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia, a imagem de braços abertos, é muito comovente mesmo.A acolhida, o abraço no corpo cansado.São estes detalhes que fazem a volta valer a pena.

      Excluir

  8. E que retorno, hein! ?Que este projeto faça você voltar de vez. Adorei a mensagem!

    A parábola do filho pródigo me faz lembrar de uma "citação famosa ":

    " Volta o cão arrependido
    Com suas orelhas tão fartas
    Com seu osso roído
    E com o rabo entre as patas"

    Brincadeiras à parte, nosso Pai sempre estará de braços abertos para nos receber se formos até Ele e, melhor ainda, com muita alegria!

    "Pois eu digo a vocês que assim também os anjos de Deus se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados." Lucas 15 : 10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela, gostei muita da citação famosa, vou usá-la qualquer dia desses.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  9. Como acabou de me dizer o meu amigo Jackson, via whats, os comentários são mais emocionantes do que o próprio texto.

    ResponderExcluir
  10. Bendito retorno amigão! Não só nossos corações, mas todo o Céu está em festa.

    ResponderExcluir
  11. Bendito retorno amigão! Não só nossos corações, mas todo o Céu está em festa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Edvaldo, seu comentário me lembrou uma canção muito gostosa, que na verdade mais parece um sermão é quando o céu está em festa e Jesus chega diante de Seu Pai e do coro angelical,e diz:
      "Eu não posso celebrar inda falta um pouco mais,
      muitos filhos tão queridos estão longe do lar
      E comigo na mesa necessitam estar".
      Emocionante, né ? Como eu não quero atrasar a festa, estou voltando.
      Obrigado pela acolhida.

      Excluir
  12. Ótimo texto. Passei pra visitar o blog e já gostei. Fico pensando em quando vou voltar, que a saudade às vezes aperta, mas na verdade na vida a gente às vezes tem que ir fazendo casas, distantes da nossa, e talvez a própria vida seja em si uma casa nova, imitação daquele canto de onde viemos ( isso explicaria mts saudades inexplicáveis rs) conversa a toa a parte, belo texto amigao. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  13. Que surpresa agradável Everton. Como nos bons tempos.
    Abraços!

    ResponderExcluir

O que você acha?